sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Marcello Serpa em Teresina? E por que não?



Marcello Serpa nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, estudou artes gráficas e visuais na Alemanha (onde morou por sete anos, trabalhando na GGK e R.G. Wiesmeir), mas viveu seu melhor momento como diretor de arte e de criação em São Paulo, para onde mudou após seu retorno ao Brasil e passagem pela DPZ Rio. Na capital paulista, primeiro como colaborador da DPZ e da DM9DDB, depois (desde 1993) como sócio da AlmapBBDO, ele se transformou em um dos principais astros de uma geração que viveu a consolidação do poder dos criativos à frente das agências — seguindo a trilha aberta a duras penas por um grupo de vanguarda que transformou radicalmente a atividade. Juntas, essas duas gerações construíram a maioridade da propaganda brasileira.

Serpa herdou a história de sucesso da pioneira e uma das principais escolas da criação nacional, reciclando totalmente, ao lado de seu sócio José Luiz Madeira, essa agência que, novamente, se transformou em símbolo maior de qualidade criativa da propaganda e tem sido a mais premiada do País na última década. Entretanto, o extraordinário sucesso do profissional e empresário, com seus 43 anos, não lhe impede de sentir para onde sopram os ventos da realidade e de compreender que, quando um ciclo se fecha, outro tem início, levando ele e todos seus colegas criativos a um processo de reinvenção de seu ofício.

Com a autoridade de quem está no auge de sua vida profissional, Serpa conta em seu currículo com superdestaques, como ser o diretor de arte mais premiado do Brasil, ter sido o criador do primeiro Grand Prix da América Latina no Festival de Cannes (Press & Outdoor, em 1993), ter conquistado as duas únicas medalhas de ouro da América Latina no Art Directors Club of New York, ter ganho dois Grand Prix no The New York Festival e ter obtido quatro vezes o Prêmio Abril de Propaganda. Foi ele também o primeiro profissional latino a presidir o júri de Cannes, se sobressaindo como o presidente mais jovem da história do evento. Presidiu, igualmente, o júri de TV e Rádio do Clio Awards, o júri do London Festival e os júris de “non-English language” e de mídia impressa do rigoroso D&AD inglês.

Fonte: Portal da Propaganda.


Os profissionais de publicidade de Teresina, precisam da visita de um grande ícone da propaganda brasileira como Marcello Serpa. Ha alguns anos atrás, um grande grupo empresarial, trouxe até a cidade, nada mais nada menos que Washington Oliveto para palestrar aos profissionais da área. Em 2008, a faculdade CEUT, trouxe o jornalista e ator Rafael Cortez para um bate papo com os alunos da faculdade. E por que não o Marcello Serpa? Precisamos trocar idéias e experiências com pessoas que trabalham na área já algum tempo. Admirador das peças de Serpa, gostaria que ele viesse em um eventual encontro de comunicação ou outro evento da área para enriquecer nossos conhecimentos.


Nenhum comentário: